domingo, 18 de abril de 2010

Experiências de trainees

A semana do Geração foi bastante movimentada,tivemos a chegada da nova intercambista a Tamara da Alemanha e de alguns intercambistas argentinos que irão trabalhar em várias ONGs e Escolas em Santa Maria.
Como prometido a Sarah, intercambista da Dinamarca, enviou alguns comentários dela sobre a sua experiência na escola Adelmo Simas Genro, o motivo dela ter escolhido desenvolver o Geração e sobre ela mesma.

“Meu nome é Sarah, tenho 25 anos e sou da Dinamarca. Eu estudei antropologia, mas depois de completar minha graduação de bacharel, eu queria ver algo diferente de livros empoeirados e os corredores escuros da universidade. Antropologia é um estudo, que trata da cultura, organização social e tambén do comportamento social do homem. Quando eu encontrei o projeto Geração, não tive dúvidas de que era o projeto certo para mim: No projeto Geração eu tenho a oportunidade de inspirar os jovens a serem ativos na sociedade e, simultaneamente, transmitir meu conhecimento antropológico sobre a cultura e organização social. Um bônus extra pela participação no projeto é que eu tenho a oportunidade de conhecer a cultura brasileira!!
O maior desafio do projeto Geração para mim é que devo ensinar em Português. Eu posso falar espanhol, mas não é minha língua materna, portanto eu gasto muito tempo para me preparar. Mas os estudantes e os professores são extremamente simpáticos e úteis.
Na minha primeira aulas eu falei sobre o meu país a Dinamarca. Algo que particularmente despertou grande atenção foi a enorme diferença entre a área da Dinamarca e da área do Brasil. Meu estado civil e o preço de coca-cola na Dinamarca também foram avidamente discutidas. A primeira aula foi interessante, porque é sempre uma grande experiência de comparar as diferenças culturais, mas também descobrir as muitas coisas que temos em comum através das fronteiras nacionais.”




A Ana desenvolveu a sua primeira aula do Geração na Escola Perpétuo Socorro essa semana, ela também trabalha voluntariamente na ACDV.

"Hoje eu tive minha primeira aula e eu acho que superou minhas expectativas.
Descobri que o motivo pelo qual eles estavam lá era por mim porque eu sou de outro país, porque eu falo engraçado e porque eles queriam saber mais sobre mim.
Isso permite que o final você possa chamar a atenção por ser diferente e transmitir a mensagem do projeto.
Isto é o que espero conseguir nas próximas sessões. :)"




Assim como a Ana e a Sarah, que todos os intercambistas tenham uma ótima experiência, desenvolvam o projeto e impactem positivamente a sociedade.
As atualizações do blog serão feitas semanalmente com novidades dos intercambistas que atuam no projeto e do próprio time do Geração na Aiesec Santa Maria. Confiram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário